Aviso: Esta página é uma tradução automática da página original em inglês. Por favor note uma vez que as traduções são geradas por máquinas, não tradução tudo será perfeita. Este site e suas páginas da Web destinam-se a ler em inglês. Qualquer tradução deste site e suas páginas da Web pode ser imprecisas e imprecisos no todo ou em parte. Esta tradução é fornecida como uma conveniência.

Medicamentações que podem causar a calvície/queda de cabelo

A calvície, também conhecida geralmente como a queda de cabelo, pode às vezes ocorrer em conseqüência de tomar determinadas medicamentações. Os efeitos tornam-se tipicamente evidentes dentro de diversas dias ou semanas de iniciar ou de aumentar a dose de uma medicamentação.

O risco de calvície droga-induzida depende ambos do tipo de medicamentações tomadas e da resposta do indivíduo a ele. Algumas drogas são ligadas fortemente a causar a calvície e o resultado na queda de cabelo para a maioria de pacientes que tomam a droga, quando outras drogas puderem causar a queda de cabelo em alguns pacientes mas não em outro.

Crédito de imagem: Estúdio de ShotPrime/Shutterstock.com

Sinais e sintomas da calvície droga-induzida

A queda de cabelo que ocorre em conseqüência do uso da medicamentação pode afectar todo o cabelo que cresce no corpo. O escalpe é a área o mais geralmente afetada, embora os pacientes relatem geralmente a perda de cabelo de suas sobrancelhas e pestanas, particularmente para aqueles que estão sendo tratadas com a quimioterapia.

Os efeitos começam tipicamente diversas semanas após a iniciação da terapia que causa a queda de cabelo. A pesquisa sobre as mulheres que foram tratadas com a quimioterapia para o cancro da mama encontrou que a calvície poderia começar a partir de duas semanas após o primeiro tratamento para algumas mulheres. Em média, a queda de cabelo começou 4-5 semanas após a iniciação do tratamento.

Tipos de calvície droga-induzida

Há dois tipos principais de queda de cabelo droga-induzida, que incluem o eflúvio do anagen e o eflúvio do telogen. O eflúvio de Anagen é a perda de cabelo activamente crescente, que ocorre geralmente devido às medicamentações da quimioterapia ou em conseqüência de uma overdose do arsênico, do bismuto, do tálio, do ácido bórico, do ouro, ou do colchicine.

Comparativamente, o eflúvio do telogen é a perda de descanso ou de cabelo do bulbo, que são mais comuns e podem ocorrer devido a muitas medicamentações diferentes. O eflúvio de Anagen ocorre tipicamente mais rapidamente após a iniciação da medicamentação, visto que o eflúvio do telogen pode tomar diversos meses para que os efeitos se tornem evidente.

Medicamentações

Há muitas medicamentações que podem causar a queda de cabelo em alguns indivíduos, sem causar nenhuns problemas em outros povos.

As medicamentações do anticoagulante tais como a heparina e o warfarin têm efeitos secundários raros de causar a queda de cabelo. Adicionalmente, as medicamentações do antihipertensivo tais como drogas do betablocante (por exemplo, atenolol, metoprolol) e o angiotensin que converte inibidores (ACE) de enzima (por exemplo, perindopril, lisinopril) podem igualmente ocasionalmente conduzir à queda de cabelo em alguns pacientes.

As medicamentações que alteram os níveis de hormonas no corpo podem igualmente ser ligadas à queda de cabelo em alguns pacientes. Isto inclui o comprimido contraceptivo oral, a terapêutica hormonal de substituição, e a terapia do andrógeno.

Há igualmente algumas medicamentações do anticonvulsivo, tais como o ácido valproic, o carbamazepine, e o phenytoin, assim como determinadas drogas de antidepressivo, tais como o lítio, que pode ser calvície ligada.

Outras drogas que podem às vezes causar a queda de cabelo incluem:

  • Cimetidine
  • Retinoids (por exemplo, acitretin)
  • Drogas da antitróide
  • Anfetaminas
  • drogas anti-inflamatórios Não-steroidal (NSAIDs)
  • Bromocriptine
  • Levodopa
  • Antidepressivos Tricyclic (por exemplo, amitriptyline)

Outras causas da calvície

É importante realizar que o uso da medicamentação não é a única causa possível da queda de cabelo e alguns indivíduos podem experimentar sintomas para uma razão diferente. Outras causas possíveis incluem uma doença recente ou a cirurgia, pobres faz dieta, ou queda de cabelo androgenetic modelada.

Diagnóstico da calvície droga-induzida

Há diversas etapas para fazer um diagnóstico da calvície droga-induzida e a decidi-las no plano de acção apropriado.

Em primeiro lugar, uma história médica detalhada deve ser tomada, incluindo toda a medicamentação dosa e muda. Isto deve ser observado ao lado dos sintomas relatados e da tâmara que a queda de cabelo começou. A maioria de medicamentações que causam a queda de cabelo são iniciadas ou a dose são aumentadas dentro de 3 meses dos sintomas.

Se há um exemplo suspeitado da queda de cabelo devido ao uso da medicamentação, a melhor maneira de confirmar o diagnóstico é cessar o delinquente possível por 3 meses ou mais e observar toda a rebrota do cabelo.

Contudo, em alguns casos, como a quimioterapia para o tratamento contra o cancro, os benefícios da terapia aumentam geralmente os efeitos negativos associados com a calvície. Neste caso, recomenda-se continuar a terapia e esperar a conclusão do tratamento para que o cabelo cresça para trás. A decisão terapêutica dependerá do caso individual.

Referências

Further Reading

Last Updated: Apr 19, 2021

Yolanda Smith

Written by

Yolanda Smith

Yolanda graduated with a Bachelor of Pharmacy at the University of South Australia and has experience working in both Australia and Italy. She is passionate about how medicine, diet and lifestyle affect our health and enjoys helping people understand this. In her spare time she loves to explore the world and learn about new cultures and languages.

Citations

Please use one of the following formats to cite this article in your essay, paper or report:

  • APA

    Smith, Yolanda. (2021, April 19). Medicamentações que podem causar a calvície/queda de cabelo. News-Medical. Retrieved on September 22, 2021 from https://www.news-medical.net/health/Medications-that-Can-Cause-Alopecia-Hair-Loss.aspx.

  • MLA

    Smith, Yolanda. "Medicamentações que podem causar a calvície/queda de cabelo". News-Medical. 22 September 2021. <https://www.news-medical.net/health/Medications-that-Can-Cause-Alopecia-Hair-Loss.aspx>.

  • Chicago

    Smith, Yolanda. "Medicamentações que podem causar a calvície/queda de cabelo". News-Medical. https://www.news-medical.net/health/Medications-that-Can-Cause-Alopecia-Hair-Loss.aspx. (accessed September 22, 2021).

  • Harvard

    Smith, Yolanda. 2021. Medicamentações que podem causar a calvície/queda de cabelo. News-Medical, viewed 22 September 2021, https://www.news-medical.net/health/Medications-that-Can-Cause-Alopecia-Hair-Loss.aspx.

Comments

The opinions expressed here are the views of the writer and do not necessarily reflect the views and opinions of News Medical.