O Acetaminophen pode melhorar resultados pós-operatórios

Por Piriya Mahendra, Repórter dos medwireNews

O acetaminophen Profilàctica administrado do intravenous (iv) (paracetamol) poderia reduzir a náusea pós-operatório e o vômito (PONV), pesquisa sugere.

Contudo, a redução em PONV com acetaminophen profiláctico foi associada com uma redução na dor mas não com menos uso de opiáceo pós-operatórios.

Isto pode significar que “o efeito antiemético IV do acetaminophen não está negociado com a redução do consumo pós-operatório do opiáceo mas através dos mecanismos directos ou com a redução da dor cargo-cirúrgica,” de acordo com o Cristão Apfel (Centro Médico da Universidade Da California, San Francisco, EUA) e os co-autores.

A revisão sistemática de 30 estudos incluiu 2364 pacientes, 1223 de quem recebeu o acetaminophen e 1141 de quem recebeu o placebo. O Acetaminophen dado intravenosa foi associado com uma redução significativa a 27% na náusea e uma redução significativa a 37% no vômito.

Os dados do estudo mostraram a heterogeneidade significativa para a náusea e o vômito, mas a homogeneidade quando os estudos foram agrupados de acordo com o sincronismo da primeira administração. Certamente, o acetaminophen do iv reduziu significativamente a náusea quando dado profilàctica, antes da cirurgia (risco relativo 0,54) ou antes da chegada na unidade do cuidado da cargo-anestesia (risco relativo 0,67), mas não quando administrado após o início da dor.

Uma redução no uso pós-operatório do opiáceo não contribuiu significativamente ao efeito antiemético do acetaminophen profiláctico do iv. Contudo, a diminuição na dor pós-operatório foi associada significativamente com uma redução na náusea pós-operatório, em uma relação das probabilidades de 0,66 por uma diminuição de 1 ponto em uma escala de avaliação da dor de 0-10.

Os autores sugerem que o acetaminophen do iv poderia ter um efeito antiemético directo, como o acetaminophen é metabolizado no cérebro em AM404, um metabolito que iniba o reuptake do anandamide, de um agonista conhecido do cannabinoid CB1 e do receptor CB2.

“Mostrou-se que os níveis diminuídos do anandamide estão associados com uma taxa do aumento de náusea e de vômito nos seres humanos,” diz os autores. “Conseqüentemente, é possível que o acetaminophen tem simplesmente um efeito directo em PONV aumentando níveis do anandamide.”

Os resultados são publicados na Dor.

Licensed from medwireNews with permission from Springer Healthcare Ltd. ©Springer Healthcare Ltd. All rights reserved. Neither of these parties endorse or recommend any commercial products, services, or equipment.